Que falta ela faz...


Tem coisas que não bastam os alertas, as dicas, entrevistas e reportagens. Só ao perderem que as pessoas percebem a falta que fazem. Uma delas é a água.

Por falta de saneamento, coisa pra lá de básica, tem gente morrendo, ainda, em pleno século XXI! No Haiti, tem gente morrendo e matando pra tê-la, no meio daquele caos que se instalou por lá a partir do tremor de terra.
Aqui em casa foram apenas 8hs e eu estava previnida, com água armazenada. Mas dava uma sensação de que poderia faltar a qualquer momento e me vi utilizando muito mais racionalmente do que de costume e conseguindo que a Lalá fizesse o mesmo, coisa que costuma ser bem difícil.
Costumo separar o lixo e que a família colabore, mas em outros aspectos é uma tremnda dificuldade!
Manter luzes apagadas onde não há ninguém circulando ou desligar a TV do stand by, pensar antes de abrir a geladeira (e não abri-la para pensar), evitar desperdício de comida, enfim... Continuam sendo desafios para esta família.
Vivemos num planeta que é virado em oceano e estamos em pleno veraneio, época de curtir e que deveria ser quando as pessoas valorizassem ainda mais a água... Porém os esgotos continuam jorrando sem tratamento nas praias, levando poluição consigo.
Vivemos no país mais rico em água potável da Terra e, no entanto, aqui mesmo, em diversas regiões, a água tratada não chega a inúmeros lares. Há plantações e animais perecendo.
Por outro lado, a chuva de hoje, torrencial, me fez lembrar que ela pode ser a fonte de destruição e doenças. Há muitas cidades embaixo d'água porque não há escoamento, não há vazão para tanto volume...
Só sei que não estamos cuidando adequadamente dessa riqueza natural e quando vemos, que falta ela nos faz!

0 pitaco(s):

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...